[sg_popup id=1]
Os shafts são como um quadro embutido na parede por onde podem percorrer tubulações e instalações verticais. Por ele podem passar tubos de água quente, água fria e esgoto, gás, instalações elétricas e de telefonia, entre outros.
A parede shaft permite que tubulações e fiações sejam instaladas com independência em relação às alvenarias. Além disso, possibilita a inspeção das instalações ali embutidas com mais facilidade, já que sua presença dispensa a necessidade de quebrar a alvenaria para acessá-las.
A vedação do shaft pode ser feita com diversos tipos de painéis. Os painéis de vedação são, normalmente, compatíveis tanto com paredes de alvenaria convencional quanto com paredes feitas propriamente em drywall.
Assim como os painéis de gesso acartonado usados para execução de paredes ou revestimentos, as placas de drywall usadas para vedação de shafts podem receber diversos tipos de acabamento. Os painéis podem receber pintura, texturas, aplicação de cerâmica ou papel de parede, por exemplo.
NORMAS TECNICAS:
As principais normas técnicas da ABNT para drywall são a NBR 14.715 – chapas de Gesso para Drywall e NBR 15.758 – Sistemas Construtivos em Chapas de Gesso para Drywall – Projeto e Procedimentos Executivos para Montagem. Além delas, a NBR 15.217 normatiza os perfis de aço usados em sistemas com chapas de gesso para drywall. O perfil de aço é usado para emoldurar o painel empregado para fechar o shaft.
Os sistemas de drywall constam, ainda, na Instrução Técnica no 08 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) do Governo Federal.
A placa de drywall usada para vedar os shafts não tem características especiais em relação àquelas usadas para substituir a alvenaria como um todo. Fabricada industrialmente, a chapa é composta por uma mistura de gesso e água entre duas lâminas de cartão especial. Ao gesso e à água são misturados alguns aditivos, que têm como função principal o aumento da porosidade e da resistência mecânica. As chapas podem ter propriedades antichamas e para shafts em ambientes úmidos – como banheiros – é necessário que o painel tenha resistência à umidade.
- Áreas de utilização e aplicação
Contra-parede para fechamento de shafts de ventilação, exaustão e instalação em todos os ambientes como salas, banheiros, lavabos, cozinhas, vestiários, circulações internas, portarias, recepções, depósitos, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, salas de informática, refeitórios, diretorias, coordenações, berçários e enfermarias.

Contra Parede
A contra parede é composta por Sistemas de Chapas desenvolvidos para serem aplicados sobre paredes já existentes. É composta por uma ou mais chapas aparafusadas em uma estrutura metálica, podendo ter lã mineral em sua composição. A execução pode ser feita com estruturas de paredes ou com a estrutura utilizada para forros, porém o processo de montagem é o mesmo para ambos.
- Contra Parede Estruturada Drywall
A Contra Parede Estruturada de drywall é constituída pelo aparafusamento, em uma mesma face, de uma ou mais chapas Gypsum em perfis de aço galvanizado. Sua utilização contempla a execução de revestimentos sobre alvenarias, estruturas de concreto armado, metálicas, além de shafts. Esse sistema permite a passagem de instalações e promove o aumento da performance térmica e acústica dos ambientes. - Contra Parede Colada Drywall
A Contra Parede Colada de Drywall é constituída pela colagem direta de uma Chapa Gypsum sobre alvenarias ou estruturas de concreto armado, permitindo a execução rápida e simples de revestimentos internos.
Instalação de parede shaft em BH é com a Rodcher Drywall, entre em contato e solicite um orçamento!
Se preferir insira as informações abaixo que entraremos em contato com você: