Dentre as formas mais simples para se fazer um acabamento moderno em reformas e construções, não há dúvida que o forro de placa cimentícia é a opção com maior durabilidade, já que é feito com um material de alta resistência a impactos.
Não apenas isso, aliando beleza, praticidade e também economia, essa opção está sendo cada vez mais procurada pois possui custo benefício reduzido se comparado a várias outros tipos de acabamento para o teto ou parede.
Mas você sabe o que é e como o forro de placa cimentícia funciona? Então você está no lugar certo, afinal, esta é uma das especialidades da Rocher Drywall. Abaixo, preparamos um guia com todas as informações necessárias sobre este tipo de instalação.
O que é Forro de Placa Cimentícia?
O forro de placa cimentícia são painéis autoclavadas de fibrocimento que podem ser utilizados como acabamento tanto de teto quanto de paredes.
Suas placas têm, normalmente, largura de 1,20 metros e comprimentos de: 2,00m, 2,40m 3,00m. A composição é feita com fibras sintéticas, portanto, proporciona certa flexibilidade para a execução de paredes curvas.
Como o Forro de Placa Cimentícia pode ser utilizado?
Por serem impermeáveis, incombustíveis e possuír grande resistência, o forro de placa cimentícia pode ser utilizado em ambientes secos e molhados, tanto em áreas internas quanto externas. Além de ser ótimo para fazer forro do teto, as placas cimentícias são perfeitas para fachadas, platibandas, entre outras tantas aplicações.
De acordo com sua tecnologia e facilidade de aplicação, a forro de placa cimentícia satisfazem as exigências técnicas da construção moderna, oferecendo total agilidade, portanto, permite variadas aplicações.
Confira também:
> Forro Mineral
> Forro de Gesso Estruturado
> Forro Acústico
> Forro de lã de vidro
> Forro de Isopor
> Forro Modular
> Forro Corta-Fogo
Para quem o Forro de Placa Cimentícia é recomendado?
As placas cimentícias normalmente são recomendadas para o uso de fachadas, paredes, forros e mezaninos. Como possui uma excelente vedação, elas podem ser usadas como revestimentos internos e externos, sendo perfeito para a proteção para áreas úmidas de uma construção.
É uma solução muito boa para projetos que exigem certa rapidez na entrega, mas sem deixar de lado a qualidade.
Vantagens
A praticidade e rapidez para a montagem estão entre as principais vantagens das placas cimentícias. Abaixo listamos outras vantagens em utilizar o forro de placa cimentícia:
- Mais rapidez e economia na instalação.
- Pouco desperdício de material.
- Aumento da resistência e durabilidade da obra.
- Bom isolamento térmico e acústico.
- Melhor aproveitamento da área.
- Possibilita instalação hidráulica e elétrica.
Como é a instalação do Forro de Placa Cimentícia | passo a passo
Sua montagem é feita através do Light Steel Framing, um sistema construtivo de concepção racional, então, tendo como característica primordial uma estrutura constituída por perfis formados a frio de aço galvanizado que todavia são utilizados para composição de painéis estruturais e não-estruturais, vigas secundárias, vigas de piso, tesouras de telhado e demais componentes.
- Altura e nível: Determine o nível do forro nas paredes do ambiente com o auxílio do nível a laser. Após a definição, marcar as paredes do ambiente com o cordão de marcação.
- Perfil Perimetral: posicione o perfil perimetral (guias) nas paredes do ambiente
- Estrutura: Inserir os perfilados metálicos (montantes).
- Aparafusamento: Após a montagem da estrutura, posicione as placas no sentido perpendicular em relação à estrutura principal e inicie o aparafusamento das placas.
- Tratamento de Juntas: Para a emenda entre as placas, deverá ser realizado o tratamento de juntas. Posicione a fita telada e com o auxílio de uma espátula aplica a massa para cimentícia sobre as juntas sem que haja excesso de massa para evitar ondulações.