Uma das variações de paredes drywall mais importantes são as resistentes ao fogo, afinal de contas, em uma obra, a segurança vem sempre em primeiro lugar. Então, se você chegou até aqui é porque está querendo mais informações sobre este tipo de parede.
Antes de prosseguirmos, é importante informar que as paredes drywall resistentes ao fogo são amplamente usadas nas construções e reformas em todo o Brasil, mas o mais importante é que você está no lugar certo, afinal esta opção é mais uma das especialidades da Rocher Drywall.
Na sequência, explicaremos tudo que você precisa saber sobre a Parede Drywall resistente ao fogo!
O que é uma Parede Drywall resistente ao fogo?
A parede Drywall resistente ao fogo possui retardantes de chama em sua fórmula, que tem como objetivo de suportar altas temperaturas por um período maior de tempo, atendendo a necessidade da construção civil, para ser usada em áreas específicas de construções, que necessitam desta segurança a mais.
Diferença para a parede Drywall simples
Como o próprio nome diz, sua principal diferença em relação a parede drywall simples está na variação de sua composição, já que utiliza material com grande resistência quando exposta a alta temperatura, sem perder a facilidade do drywall que necessita de rapidez, qualidade e desempenho.
Fibras de vidro são adicionadas à placa para ajudá-la a retardar o fogo, o que aumenta o tempo de sua resistência para 60 a 120 minutos. Isso acontece porque ela é mais densa do que a parede de gesso e papel normal, dessa maneira, o fogo leva mais tempo para degradá-lo.
Vantagens da Parede Drywall Resistente ao fogo
Entre as principais vantagens da parede resistente ao fogo estão:
- Segurança
- Isolamento de áreas de risco
- Não inflamável
- Não combustível
- Resistencia à impacto
- Aceita pintura
Áreas para utilização da Parede Drywall resistente ao fogo
As placas de drywall resistentes ao fogo (RF) contêm retardantes de chama em sua fórmula e têm uso obrigatório em áreas nas quais se exige maior resistência às chamas em caso de incêndio, como:
- corredores
- caixas de escadas
- rotas de fuga de qualquer tipo de edifício.
- divisão de galpões
Por conta de serem usadas em locais específicos e necessitar oferecer maior segurança, são as únicas que atendem às exigências da Norma de Desempenho.
Aviso importante: Para evitar confusão ou qualquer tipo de desentendimento, é importante falar que este drywall , apesar de ser resistente ao fogo, não é à prova de fogo. Na verdade ele diminue a velocidade da passagem do fogo, mas não o detém.
Confira também:
> Parede Drywall Simples
> Parede Drywall para Áreas Úmidas
> Parede Drywall Acústica
Como é feita a instalação da Parede Drywall resistente ao fogo | passo a passo
As placas de drywall resistentes ao fogo quando instaladas com combinação com outros materiais também resistentes ao fogo como as placas de lã de rocha, forma uma barreira ainda mais eficiente contra incêndios e a irradiação de calor.
- Marcação: momento que é feita a escolha da posição e direção que a parede ficará. Neste passo é feita marcação no piso com o auxilio do cordão de marcação.
- Instalação: Seguindo as marcações é feito a instalação da estrutura (guias e montantes) que sustentará a parede drywall resistente ao fogo.
- Colocação das placas: Chegou a hora de colocar as placas pré-moldadas. O chamado plaqueamento é feito encostando a placa no teto e deixando uma folga de 10mm na parte inferior, de maneira que as juntas das placas de um lado sejam alternadas em relação a face oposta.
- Finalização: Por fim, é realizado o tratamento de juntas, que cela a emenda entre as placas. Com a fita e com o auxílio de uma espátula para aplicar a massa para drywall sobre as juntas, sem que haja excesso de massa para evitar ondulações.
Se preferir, insira suas informações abaixo que entraremos em contato com você: