Drywall está ganhando cada vez mais a preferência dos brasileiros na hora de construir ou reformar casas, apartamentos e salas. O termo drywall vem do inglês, e em tradução literal significa “Parede Seca”. Na prática, ela funciona como uma “parede pronta”, pois dispensa o uso de tijolos e cimento para ser construída. O material base é essencialmente composto por placas de gesso fixadas em perfis de aço galvanizado.

Além das paredes, a estrutura de drywall funciona muito bem como uma alternativa econômica e rentável para a composição de tetos, painéis, forros, divisórias e revestimentos dos mais diversos tipos.

O sistema de drywall é amplamente utilizado nos Estados Unidos há mais de 100 anos, e no Brasil vêm se popularizando junto ao avanço das tecnologias para o mercado de construção civil. A partir de agora, vamos apresentar os detalhes das principais aplicações de drywall para você entender como funciona o trabalho realizado pela Rocher Drywall.

FORRO DE DRYWALL

O forro de drywall é uma estrutura utilizada na maioria das construções. A maneira como as placas de gesso são montadas permite que sejam feitos vários tipos de forros, adaptando-o para cada ambiente. O número de chapas pode ser variado, assim como as suas dimensões e posições. Em um projeto de drywall,é possível aplicar inclusive materiais para melhorar a acústica e o isolamento térmico do local. Estes são os tipos de drywall mais utilizados no mercado:

ESTRUTURADO

É feito através do sistema de parafusamento, em que podem ser utilizadas uma ou mais placas suspensas por pendurais. O uso mais frequente é com o pendural sendo formado por um tirante, fixado na laje superior, e um suporte para nivelar. Existem também aqueles feitos com perfis ou de fitas metálicas.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

PERFURADO

Pode-se dizer que o Perfurado é considerado uma variante do Estruturado. A diferença é que nesta opção são usadas placas  perfuradas. Elas ajudam a absorver sons e podem ser complementadas com lã mineral ou com vidro no entreforro.

                                            

ARAMADO

É composto pela justa posição de placas de gesso, que são conectadas através de ligamentos no formato H. O forro aramado é fixado na estrutura do imóvel por meio de um arame galvanizado.

REMOVÍVEL

É instalado com peças de gesso sobrepostas. As medidas das chapas variam de acordo com a área a ser coberta. O forro removível permite ter acesso às instalações sobre a sua estrutura, como dutos de ar condicionado e sistemas de iluminação.

PAREDES DE DRYWALL

A estrutura de uma parede de drywall é formada por chapas de gesso parafusadas em perfis de aço galvanizado. O modo como ela é construída permite atender diferentes aplicações que vão muito além da divisão de um imóvel. Ambientes que exigem tratamento acústico adequado ou que demandam isolamento térmico também podem receber projetos específicos com paredes de drywall.

Uma das grandes vantagens do uso das“paredes prontas” está justamente relacionada à praticidade. Com um tempo de construção inferior às paredes de alvenaria, ela permite que uma área seja dividida de uma maneira muito mais rápida e eficaz.

CARACTERÍSTICAS

Essas são algumas das características das paredes de drywall:

  • As estruturas possuem medidas que podem variar de 48,70mm a 90mm.
  • A composição da parede pode ser simples ou dupla.
  • As chapas de gesso podem ser interligadas ou separadas.
  • As placas podem ser convencionais, resistentes ao fogo ou resistentes à umidade.
  • As paredes podem ser retas ou levemente curvadas.
  • A quantidade de peças que serão fixadas de cada lado.
  • É possível utilizar vidro ou lã mineral no interior da parede.
  • Suportam a umidade e a ação do tempo, podendo ser construídas inclusive nas partes externas dos imóveis.

DIVISÓRIAS EM DRYWALL

Uma das principais vantagens em escolher o Drywall na hora de fazer uma reforma ou construção é a rapidez com que ele é instalado. Um bom exemplo são as divisórias em Drywall, que vem sendo muito usadas para diversas aplicações, sobretudo em imóveis comerciais. Entre as vantagens das divisórias em Drywall, podem de destacar:

  • Ganho de espaço, visto que as divisórias em Drywall são mais finas quando comparadas a outros materiais.
  • Flexibilidade no uso, podendo ser instalada em vários espaços, independentemente do tamanho.
  • Boa proteção térmica e acústica.

TETO DE DRYWALL

O teto de drywall pode ser colocado nos mais diversos ambientes, porém, as placas escolhidas precisam estar de acordo com as condições do ambiente. Na hora de fazer essa escolha, considere sempre os seguintes itens:

  • Ambientes secos como salas, escritórios, quartos, entre outros: Standard.
  • Áreas como churrasqueiras, lareira ou prédios comerciais: Resistentes a fogo.
  • Áreas mais úmidas como cozinha ou banheiros: resistentes a umidade.

Além disso, há outros elementos que podem ser incorporados ao drywall para oferecer mais conforto aos ambientes. O trabalho de isolamento térmico para controlar a temperatura do local, bem como a aplicação de mantas para melhorar a acústica do espaço, são algumas das possibilidades proporcionadas pelo material feito de gesso.

PAINEL DE DRYWALL

O painel de Drywall é uma excelente opção para quem deseja ir além dos móveis tradicionais e variar o estilo da sala ou do quarto. Os projetos de painéis têm sido cada vez mais requisitados para a instalação de TVs ou e home theaters. Além disso, também é possível criar belas cabeceiras de cama com o material.

A preferência pelo painel drywall está relacionada principalmente à resistência e ao acabamento elegante que o material possui. Outro grande atrativo é o preço acessível, uma vez que o custo de uma estrutura de drywall acaba sendo menor do que os painéis feitos em madeira.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO DRYWALL

A principal vantagem do drywall é que ele tem a capacidade de otimizar o espaço disponível, pois as divisórias permitem uma melhor organização dos cômodos. O material também melhora a acústica e ajuda a controlar a temperatura do local em que está instalado. Já a desvantagem fica por conta das peças específicas que o drywall demanda para ser instalado. Nem sempre elas são fáceis de serem encontradas. Além disso,as condições do imóvel também precisam ser verificadas antes da sua instalação.